Aprovadas propostas para desagregar quatro Uniões de Freguesias de Vila do Conde

0
227

O grupo de trabalho parlamentar sobre a desagregação de freguesias validou 124 propostas de desagregação de uniões de freguesia pelo país. Deste total, quatro propostas dizem respeito ao concelho de Vila do Conde, nomeadamente as uniões de Rio Mau e Arcos, Retorta e Tougues, Malta e Canidelo, e Fornelo e Vairão.

As 124 propostas de desagregação de uniões de freguesias foram aprovadas em votações indiciárias dos partidos no Grupo de Trabalho – Freguesias, ratificadas na terça-feira pela comissão do Poder Local e Coesão Territorial. Inicialmente, tinha sido anunciada a aprovação de 123 propostas, e não era incluída a União de Rio Mau e Arcos. Contudo, nesta quarta-feira, a Comissão admitiu “um lapso” na contagem final e, na nova lista, já aparece esta união vilacondense.

Com esta aprovação, tudo indica que a 17 de janeiro, na sessão plenária, serão aprovadas as iniciativas legislativas para a desagregação das freguesias e que, depois das autárquicas de 2025, estas freguesias já voltarão a ter a sua própria Junta.