A assinatura de Filipa Bacelar com o Hungarian National Ballet, a maior e mais prestigiada companhia de dança da Hungria, marca um momento histórico para a jovem bailarina da Póvoa de Varzim, que transforma anos de esforço numa conquista internacional.
Natural da Póvoa de Varzim, Filipa descobriu a dança aos três anos no Centro do Corpo, onde Ricardo Rios e Joana Batista lhe despertaram a paixão que rapidamente se tornou vocação. Aos nove anos decidiu que queria ser bailarina profissional, ingressando na Escola Domus Dança, onde Alexandre Oliveira e Sílvia Boga lhe deram o rigor e a exigência que moldaram a sua evolução artística.
O talento cedo chamou a atenção além-fronteiras. Filipa recebeu um convite para estudar na prestigiada Academy Princess Grace, no Mónaco, mas optou por permanecer em Portugal para concluir o ensino secundário. Aos 18 anos integrou o Ballet do Douro e, pouco depois, partiu sozinha para Itália, onde concluiu a formação profissional na ABA – Alen Bottaini Academy, orientada por Alen Bottaini e Leonor de Távora.
Este texto faz parte de um artigo publicado da edição de 22 de julho no jornal MAIS/Semanário, que pode ler na íntegra na edição papel ou na edição digital (PDF).


