Em tempo de S. Pedro, MAIS/Semanário apresenta os seis bairros da Póvoa de Varzim, as suas atividades que estão muito condicionadas à pandemia e às restrições impostas pela Câmara da Póvoa de Varzim.
Desta feita, o Bairro Norte, que também irá atuar no programa televisivo do Porto Canal, a transmitir na noite de segunda-feira, 28 de junho, a partir das 20h30.
Em todos os bairros, a saudade do S. Pedro tradicional prevalece. No Bairro Norte, Andreia e Filipe, de 26 e 24 anos, explicam o sentimento: “no primeiro ano, acho que todos nós nos mentalizamos que tinha de ser assim, que ‘é este ano e passa’. Mas acho que não estávamos à espera deste segundo ano”. “Falta-nos mais”, resumem.
Sérgio Postiga, ensaiador “há uns anitos”, desde 2009, assume que “a folia não foi a mesma, nestes dois anos”. Contudo, realça o trabalho da Câmara Municipal, nesta ocasião. “O cenário é super lindo e confortável. O município está de parabéns, os miúdos sentiram-se estrelas de televisão”, avança.
E para o futuro, Maria das Dores Castro, a chamada Dorinhas do Bairro Norte, prevê que “quando a pandemia for embora, vai ser fenomenal”, porque “para qualquer poveiro, o S. Pedro é a festa mais importante, a seguir ao Natal”. E o próximo ano “vai ser ao máximo”, porque “em tudo o que o Norte faz, dá sempre o máximo”.
Foto José Alberto Nogueira. Vídeo com edição de Paulo Moreira e apoio do Hipermercado Pingo Doce e Junta de Feguesia da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai.