No passado sábado, a Biblioteca Dr. Anselmo de Castro, em Navais, organizou uma ação de recolha e identificação de máscaras descartáveis.
Perante a constatação, nas últimas semanas, de que havia inúmeras máscaras e luvas descartáveis espalhadas pelas ruas da freguesia, a Biblioteca, após sugestão do leitor Fernando Ramos, lançou um desafio à comunidade: constituir um grupo de trabalho que, numa manhã, em jeito de consciencialização e alerta procedesse à recolha das mesmas. A resposta dos amigos da Biblioteca foi positiva juntando um grupo de 20 pessoas, de várias idades (dos 6 aos 56), que respeitando todas as regras de distanciamento social e higienização retiraram das ruas de Navais alguns sacos com os materiais descartáveis que foram encontrando.
Deixando bem claro que esta não foi uma ação de limpeza, mas sim uma forma de fazer a comunidade despertar para os cuidados a ter com estes equipamentos, os diferentes grupos foram pedindo à população para ser vigilante e evitar este tipo de comportamentos, negativos para o ambiente e para a saúde.
A organização aproveitou para relembrar os participantes da etiqueta respiratória que deve ser cumprida sempre e da necessidade de nos lembrarmos que somos todos agentes de saúde pública, frisando que aquilo que se encontrou nas ruas de Navais começa a ver-se um pouco por todo o concelho, pelo que é importante que as pessoas sejam mais cuidadosas e as entidades competentes estejam mais presentes na fiscalização e vigilância destes comportamentos.