A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim recebeu pelo quinto ano consecutivo a distinção de Autarquia Mais Familiarmente Responsável, atribuída pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis. Aires Pereira, presidente da Câmara, divulgou a distinção na reunião do executivo de terça-feira.
O reconhecimento tem como finalidade reconhecer “as boas práticas municipais em matéria de política de família, pelas quais o Município da Póvoa de Varzim já mereceu destaque em quatro anos anteriores (2018, 2019, 2020 e 2021).
Nas boas práticas do concelho poveiro, está incluído os apoios dados a famílias em situação de vulnerabilidade social, nos serviços básicos ao nível do tarifário social da água, na educação e formação através de apoios no transporte, refeições e manuais escolares, na habitação, através da redução do IMI, como também na saúde, através do Fundo Local de Emergência Social (FLES) e do serviço de teleassistência domiciliária.
Na reunião do executivo, foi aprovado as Normas de Funcionamento que definem a atribuição do apoio através do FLES, para o ano de 2023, aos agregados familiares com dificuldades socioeconómicas residentes no concelho.