O Centro de Artes Náuticas de Vila do Conde, a instalar no edifício da Antiga Seca do Bacalhau, é um dos seis vencedores do Programa Cultura EEA Grants Portugal.
Quer isto dizer que o programa “vai financiar, em parceria com entidades da Noruega e Islândia, propostas que apresentaram como objetivo contribuir para a conservação, salvaguarda e reabilitação de património cultural costeiro em Portugal”, explica a Câmara Municipal vila-condense.
O plano para o futuro Centro de Artes Náuticas foi apresentado no ano passado. Na altura, a edilidade afirmou que o “projeto prevê o estabelecimento de uma relação estreita com os estaleiros navais de Vila do Conde, com as comunidades educativas, nacionais e estrangeiras, com instituições de formação profissional e com associações locais”.
Adiantou ainda que o Centro “funcionará numa lógica de complementaridade com os museus já existentes”.
Para além do Centro de Artes Náuticas, venceram o Programa Cultural EEA Grants Portugal o “Coastal Memory Fort” (CM Lourinhã), o “Centro de Conhecimento e Cultural Marítima e Valorização do Património Cultural Costeiro Sesimbrense” (CM Sesimbra), o projeto “Quinta Ciência Viva do Sal – Cooperação, salvaguarda e inovação” (CM Figueira da Foz), “De Fenais a Fenais: Cultural Matriz do Desenvolvimento Local” (Direção Regional de Cultura dos Açores, através do Museu Carlos Machado) e o “Estaleiro Museu do Porto Brandão” (Nosso Tejo).
Os seis projetos vencedores vão receber, no total, quatro milhões de euros do programa.
Foto da Câmara Municipal de Vila do Conde