O Centro Hospitalar Póvoa de Varzim – Vila do Conde, em conjunto com o ACeS Póvoa de Varzim/Vila do Conde e a unidade de saúde pública, está a promover uma campanha com o mote ‘Deixe a sua vaga para a verdadeira urgência’.
A iniciativa pretende sensibilizar a população para tratar as urgências “no sítio certo”, evitando “demoras desnecessárias e tempo desperdiçado”.
Nos cartazes divulgados, o Centro Hospitalar e o ACeS lembram que, “se tiver sintomas não emergentes”, deve contactar o SNS 24 “antes de se deslocar ao Serviço de Urgência ou a um Centro de Saúde”. “Através deste contacto é feita a triagem de acordo com a sua situação clínica e, em caso de necessidade, será encaminhado para uma unidade de saúde”, acrescentam as publicações.
A campanha surge numa altura em que os elevados tempos de espera nas urgências do Serviço Nacional de Saúde têm feito manchetes. Na terça-feira, o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, afirmou que os tempos de espera são “um problema crónico” que só pode ser resolvido com “medidas integradas em todo o sistema”.
De acordo com o site do Ministério da Saúde, nesta quinta-feira, o tempo médio de espera para atendimento na urgência geral da Unidade Hospitalar da Póvoa para uma situação urgente (pulseira amarela) é de 35 minutos e para uma situação menos urgente (pulseira verde) é de 4 horas e 30 minutos.