Foram cerca de mil os jovens peregrinos que ‘residiram’ no Arciprestado de Vila do Conde e Póvoa de Varzim durante a última semana, na chamada pré-Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Os jovens espanhóis, polacos e alemães foram albergados em casas de voluntários ou em outras instalações, nas várias paróquias do Arciprestado.
Para além de vários dias de atividades nas paróquias de acolhimento, a estadia culminou com o Dia Arciprestal, no sábado, no Espaço Agros, e no Dia da Diocese, no domingo, em Braga.
No sábado, os mil jovens conviveram com os cerca de 500 jovens da Póvoa de Varzim e Vila do Conde inscritos para a JMJ, para além de outros jovens das freguesias e comunidades que não irão à Jornada. O dia foi animado pelo DJ Padre Guilherme, pároco de Laúndos e de Amorim.
“Os jovens são o hoje da igreja que se quer alegre, irreverente, original e poeta”, escreveu o clérigo na sua página de Facebook sobre o Dia Arciprestal.
A JMJ 2023 começou na terça-feira em Lisboa, e encerra a 6 de agosto, num grande evento que deverá juntar mais de um milhão de pessoas.
Fotos do Grupo de Jovens R-Nascer (Rates), Agrupamento Escuteiros 373 Beiriz, JMJ Balasar, Paróquia São Miguel de Argivai