Chuva, agitação marítima e frio chega ao Norte com a depressão Barra

0
864

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou vários distritos da região Norte sob aviso amarelo devido aos períodos de chuva, que por vezes será forte, durante a tarde de terça-feira, devido à aproximação de uma frente frontal fria associada à depressão, à qual foi atribuído o nome de Barra.

Em comunicado, o instituto explica que o aviso terá início às 12h e terminará às 18h, período a partir do qual a chuva deverá cair com menor intensidade, mas também altura em que o frio começará a sentir-se ainda com maior intensidade.

Prevê-se a ocorrência de precipitação, por vezes forte no dia 7, sendo de neve, em especial no dia 8, acima de 1100/1200 metros podendo atingir 800/1000 metros nas serras do extremo norte do território continental.

É também esperada agitação marítima forte. “Vamos ter ondas que vão aumentar gradualmente na costa ocidental a partir de dia 07 [terça-feira] e vão aumentar no final do dia já para aviso amarelo nos distritos do norte e centro a norte do Cabo Mondego com ondas de noroeste com 4 a 5 metros. No dia 08 [quarta-feira] as ondas vão aumentar para 5 a 6 metros, já no âmbito de aviso laranja, com altura máxima que pode atingir os 12 metros”, indicou o IPMA.

O IPMA ressalva que, embora esta depressão não tenha impactos diretos sobre Portugal Continental, a superfície frontal fria que a ela está associada irá aproximar-se a partir da tarde de dia 07 e atravessar todo o território até ao fim da manhã do dia 08, com o consequente agravamento das condições meteorológicas.