Na manhã desta terça feira (5) realizou-se, um exercício de combate à poluição no meio marinho, junto ao cais da Docapesca de Vila do Conde, promovido pela Autoridade Marítima Nacional, através da Capitania do Porto e Comando-local da Polícia Marítima de Vila do Conde, do Departamento Marítimo do Norte e das Estações Salva-vidas de Vila do Conde e Póvoa de Varzim.
O objetivo desta iniciativa é treinar os procedimentos de resposta das diversas entidades em caso de ocorrência de poluição a nível regional. O exercício consistiu na simulação de uma colisão entre duas embarcações de pesca, da qual resultou um cenário de poluição no meio marinho com o derrame de óleo, que afetou uma área portuária.
Para a resolução do problema da poluição foram empenhados elementos da Capitania do Porto e Comando-local da Polícia Marítima de Vila do Conde, do Departamento Marítimo do Norte e Tripulantes das Estações Salva-vidas de Vila do Conde e Póvoa de Varzim. Também estiveram presentes no treino, elementos dos Bombeiros Voluntários de Vila do Conde, da PSP, da Polícia Municipal, da Proteção Civil e da Docapesca. Vítor Costa, presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, o diretor da Docapesca, representantes da Escola Náutica Vasco da Gama, da Associação de Armadores de Pesca do Norte e da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar, bem como elementos da Associação de Nadadores-salvadores “Os Golfinhos”, marcaram presença durante o exercício.
Este exercício levado a cabo pela Autoridade Marítima Nacional, contribuiu para assegurar a prontidão do dispositivo regional do Norte, e localmente em Vila do Conde, no que se refere à poluição do meio marinho, tendo servido para dar a conhecer de que forma as entidades que integram o Plano Mar Limpo podem trabalhar em conjunto, em prol de um objetivo comum.