Cordão humano quer sensibilizar para a proteção da Reserva Ornitológica de Mindelo

0
1881

O Núcleo da Associação Portuguesa para a Conservação da Biodiversidade (FAPAS) de Mindelo vai promover, no domingo (26), um cordão humano pela Reserva Ornitológica de Mindelo (ROM). Toda a população está convidada a envolver-se nesta iniciativa, que pretende “sensibilizar as autoridades para a consolidação dunar há muito reivindicada”.

Com a participação da Associação dos Amigos do Mindelo para a Defesa do Ambiente, a ação está marcada para as 10 horas da manhã de domingo, na zona em que a duna cedeu com as marés no início deste ano.

“Após vários alertas para a fragilidade do cordão dunar, o mesmo acabou por romper sem que antes tivesse sido efetuada qualquer intervenção que o impedisse”, alerta a FAPAS através da rede social Facebook. “Esta ação visa essencialmente demonstrar a fragilidade de todo o cordão dunar na frente de mar da ROM”.

“Com isso, pretendemos sensibilizar os órgãos de soberania a desbloquearem as verbas necessárias para a consolidação de toda a extensão de costa da Reserva Ornitológica de Mindelo e, desse modo, preservarem a primeira Reserva do País e das primeiras da Europa”, continua ainda.

O ponto de encontro da ação será no parque de estacionamento da praia, sito na Rua de Sagres, Mindelo.

Lembre-se que o cordão dunar de Mindelo rompeu no primeiro dia do ano. “A entrada de água do mar numa área considerável da ROM provoca a salinização de uma boa parte dos seus terrenos”, que impede a possibilidade de qualquer cultivo e que “mata grande parte da flora autóctone. Esse efeito leva a que a biodiversidade existente seja fortemente afetada, podendo mesmo ser extinta”, alertou o núcleo da FAPAS no início deste mês em nota de imprensa.