Crianças vão praticar modalidades náuticas através de programa da Câmara de Vila do Conde

0
1464

As crianças que frequentam o 4º ano de escolaridade em estabelecimentos públicos de Vila do Conde vão poder praticar canoagem, remo e stand-up paddle através de um programa municipal de iniciação à atividade náutica e fluvial. O programa ‘Vila Marés’, integrado na Operação ‘Mar de Todos’ do Plano de Ação das Comunidades Desfavorecidas de Vila do Conde 2023-25, terá como palco o rio Ave.

Os objetivos do programa passam por promover o contacto com o meio aquático através da prática orientadas das modalidades, mas também promover o relacionamento seguro com o meio aquático e náutico. Ao longo das sessões, as cerca de 600 crianças participantes vão aprender a identificar os perigos e a adotar medidas de segurança e auto-resgate, bem como promover competências como a resiliência, a adaptabilidade e a resolução de problemas.

O programa vai decorrer ao longo de cinco sessões práticas, estendidas por cinco semanas consecutivas. Uma manhã por semana, os alunos deslocam-se ao rio Ave (à sede do Clube Fluvial Vilacondense ou ao Posto Náutico do Vila do Conde Kayak Clube), onde terão atividades de prática das modalidades e de trabalho com o professor titular.

As sessões práticas são asseguradas por dois técnicos especializados – um em atividades náuticas, pertencente ao CFV ou ao Kayak Clube, e um em segurança aquática, membros d’Os Golfinhos.

Se a meteorologia não permitir a prática das modalidades no rio, as atividades decorrerão na piscina municipal.