Curso de Português para Todos inicia as aulas com mais de 90 inscritos

0
3238

Começou na última segunda-feira na casa da Juventude da Póvoa de Varzim, a formação promovida pelo Gabinete de Educação e Formação de Adultos da Póvoa de Varzim, do Curso de Português para Todos, destinada a residentes estrangeiros que trabalhem na Póvoa

A formação integra várias dezenas de alunos de diversas nacionalidades representadas no mercado de trabalho da Póvoa de Varzim e, que segundo Armando Loureiro, Coordenador do Gabinete de Educação e Formação de Adultos, “estão mais de 90 as pessoas inscritas no curso”, que se inicia agora, destacando-se uma primeira turma de nacionalidade chinesa. A segunda turma, que irá iniciar as suas aulas em 2017, vai contar com um maior leque de nacionalidades, como russos, ucranianos e venezuelanos.

Luís Diamantino, vice-presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, fez questão de estar presente na primeira aula para desejar boa sorte aos alunos, afirmando que espera estar presente também na última aula, para ouvir todos os alunos a falar português.

Para o vice-presidente, a língua serve como “uma porta de entrada para a comunidade”, e considera que a grande adesão ao curso serve para demonstrar que os migrantes que trabalham na Póvoa também vêm a língua como forma de integração. “É também uma forma que nós temos de os integrar na nossa comunidade. É muito importante que essas pessoas se sintam também poveiros, porque eles escolheram vir para cá trabalhar”.