Dia de Beiriz assinalado com inauguração de memorial a antigos combatentes (fotos)

0
2819

O descerramento de um monumento em honra dos antigos combatentes do Ultramar assinalou o Dia da Freguesia de Beiriz, cerimónia que teve lugar na manhã chuvosa desta quinta-feira. Este foi o ato escolhido pela Junta para assinalar a data, que se comemora a 10 de dezembro, também sinalizado como Dia de Santa Eulália.

O memorial em granito e com o brasão da freguesia está localizado no largo da igreja, e “é uma aspiração nossa de muitos anos, numa obra cuja oferta foi total da junta”, confessou Firmino Torres, de 72 anos, natural de Beiriz, e representante dos ex-combatentes.

Na altura, e na presença de cerca de duas dezenas de ex-combatentes, autoridades civis e militares, foram recordados três homens da freguesia que morreram em combate e cujo nomes estão inscritos no monumento (Acácio Dias, José Bento Fernandes e José Costa Silva).

Por sua vez, Ricardo Silva, presidente da união de freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, sublinhou o facto de comemorar o Dia de Beiriz “com um desejo da população e que marca uma parte da história local e era muito importante fazer justiça e criar esta memória”.

Ao acontecimento associou-se Luís Diamantino, vice-presidente da Câmara, Tenente Coronel Coelho dos Santos, atual comandante da Escola dos Serviços, Sargente Chefe Veiga Veríssimo, adjunto do comandante, Delfim Afonso, pároco de Beiriz, e os membros da junta, Amadeu Matias de Beiriz e Augusto Moreira de Argivai.

As comemorações do Dia de Beiriz culminam às 19h30 horas, com a celebração de uma Missa Solene na Igreja de Beiriz.