Dia Mundial da Luta Contra o Cancro: Prevenção e Inovação

0
1058

No dia 4 de fevereiro comemora-se o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro (DMC)

No entanto, foi só em 2000, que o Dia Mundial Contra o Cancro, se começou a celebrar, na data de 4 de fevereiro, com o objetivo de capacitar e unir a população para enfrentar um dos maiores desafios de saúde pública.
Consciencializar, melhorar a educação e promover a ação pessoal e coletiva, na luta contra o cancro, são o foco do DMC.

Este dia serve essencialmente para consciencializar as pessoas para esta doença e para sua a prevenção. Durante o ano e não só neste dia, há diversas ações conscientes, que permitem evitar milhões de mortes por cancro.  A divulgação da mensagem e um acesso igualitário a tratamentos e cuidados de saúde são primordiais.

Dados da liga portuguesa contra o cancro, estimam que, anualmente, morram cerca de 10 milhões de pessoas por cancro, em todo o mundo. Este número equivale à população de Portugal.

Os especialistas preveem que, se nada for feito, em 2030 as mortes por cancro atinjam 13 milhões de pessoas.

No entanto, mais de um terço dos casos de cancro pode ser evitado. Outro terço pode ser curado se detetado precocemente e tratado adequadamente. Ao implementar estratégias apropriadas, e recursos para a prevenção, deteção precoce e tratamento, pode-se salvar até 3,7 milhões de vidas todos os anos.

Esta doença hoje, mais que nunca, tem sido estudada, investigada, há trabalhos de investigação, também em Portugal, a decorrer, em busca não só de mais informação, mas também, de métodos inovadores para tratar o cancro.

Todos os anos, o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro é a oportunidade para Organizações de todo o mundo se unirem sob a mesma causa e falarem a uma só voz. São centenas de atividades e eventos em todo o mundo, reunindo comunidades e indivíduos em escolas, empresas, hospitais, mercados, parques, na rua e até online.