Dragagens dos portos de pesca da Póvoa de Varzim e Vila do Conde autorizadas pelo governo

0
1693

Na passada segunda-feira (4), o governo autorizou as dragagens de manutenção de seis portos de pesca e de náutica de recreio da região Norte: Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Esposende, Vila Praia de Âncora, Castelo de Paiva e Zona Piscatória de Angeiras. Esta ação vai ser desenvolvida entre 2024 e 2027, num investimento de 6,035.576,81 de euros, mais IVA.

Foi publicado em Diário da República, no dia 4 de março, que as empreitadas de dragagens de manutenção, a cargo da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, foram autorizadas. Isto, depois da resolução do Conselho de Ministros, de 22 de fevereiro ter acontecido.

Foi ainda escrito no despacho que “a necessidade de uma gestão eficiente das dragagens nestas áreas torna premente a celebração de contratos plurianuais, de forma a permitir que as operações de dragagem possam ser executadas nos períodos mais favoráveis ou sempre que exista uma situação de assoreamento que prejudique o acesso a determinado porto, com risco para a segurança das embarcações e seus tripulantes”.

O valor indicado para o investimento vai ser dividido em quatro anos, já que, em 2024, o valor vai rondar os 935.666.92 euros, mais IVA.