Empresas da Póvoa de Varzim ganham prémios agrícolas na Feira da Trofa

0
2344
Foto: ABLN

No passado fim-de-semana, decorreu o 20º Concurso da Raça Holstein Frísia da Trofa, onde foram distinguidas duas empresas do ramo da agropecuária da Póvoa de Varzim.

A empresa Matias & Silva, de Beiriz, ganhou os prémios Vitela Campeã Trofa 2024 e o prémio Grande Campeã Jovem Trofa 2024.

A Sociedade Irmãos Correia Silva, de Balazar, também arrecadou dois prémios, o de Vaca Campeã da Trofa 2024 e o de Vaca Campeã Jovem Trofa 2024.

O Concurso da Raça Holstein Frísia da Trofa é promovido pela União de Freguesias de Bougado, pela Câmara da Trofa, a Comissão de Agricultores da Feira Anual da Trofa e a Cooperativa de Agricultores dos Concelhos de Santo Tirso e Trofa.

Parceira deste concurso é a Associação responsável pelo Programa de melhoramento genético de bovinos leiteiros, Norte Portugal (ABLN), que tem como principais objetivos, apoiar os criadores de bovinos leiteiros da Região Norte, através do melhoramento genético dos seus efetivos, na obtenção de animais selecionados produtiva e morfologicamente de acordo com os padrões exigidos pelo mercado. Colaborar com as explorações, fornecendo-lhes ferramentas de gestão técnico-económica, capazes de dar sustentação à tomada de decisões e permitir ao sector obter mais rentabilidade sem gerar desequilíbrios ao nível do bem-estar animal e ao nível ambiental.