O festival de teatro É-Aqui-in-Ócio regressa à Póvoa de Varzim entre 23 de setembro e 7 de outubro. Esta será a 14ª edição do festival, que continua o esforço e luta pela inclusão de todos os públicos.
A maioria dos espetáculos do 14º É-Aqui-in-Ócio vai contar com intérprete de Língua Gestual Portuguesa e com audiodescrição. O objetivo é, na próxima edição, contar com estes recursos em todos os espetáculos: “não faz sentido que eu, enquanto programador, enquanto organizador, diga quais são os espetáculos que os cegos podem vir ver ou não”, exemplificou Eduardo Faria.
O presidente da Varazim mais adiantou que o É-Aqui-in-Ócio foi distinguido com o selo de qualidade EFFE 2022/23, que o identifica como parte integrante da plataforma ‘Europe for Festivals, Festivals for Europe’.
A Varazim Teatro está, também, integrada desde agosto deste ano na Rede de Teatros com Programação Acessível, uma rede que pretende apresentar uma oferta regular de espetáculos com audiodescrição e com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.
Estes reconhecimentos querem dizer “que, mesmo fora daqui, há muita gente a olhar para nós. E isso para nós é motivo de orgulho”, disse Eduardo Faria.
O É-Aqui-in-Ócio quer assumir-se como um festival “inclusivo, acessível e sustentável”. Por isso mesmo o tema deste ano é a frase ‘Esta nossa casa, este nosso habitar, ruínas’, centrado na ecologia.
Consulte aqui a programação completa do 14º É-Aqui-in-Ócio.
O teatro vai às freguesias da Póvoa de Varzim no 14º Festival É-Aqui-in-Ócio