Empresa de Laúndos recebe prémio no Médio Oriente

A Energie, empresa de produção de painéis de solares sediada em Laúndos, Póvoa de Varzim, recebeu um prémio internacional no âmbito da eficiência energética e da sustentabilidade ambiental, por um projeto executado num hotel no Dubai.

A distinção foi atribuída pelo ‘Emirates Green Building Council’, organização que reconhece projetos de excelência em construção verde e eficiência energética no Médio Oriente e Norte da África.

O galardão, atribuído por um painel de especialistas independente do mercado energético do Médio Oriente, enalteceu o sucesso de um projeto aplicado pela empresa portuguesa num hotel de cinco estrelas no Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

“O hotel produzia água quente sanitária através de uma caldeira a diesel, com um elevado custo operacional e ambiental. O objetivo passava por esse equipamento por um sistema solar termodinâmico, que pudesse garantir o aquecimento da água utilizada pelo hotel”, descreveu em comunicado Luís Rocha, proprietário da Energie.

Segundo o responsável, foram instalados 80 painéis solares termodinâmicos nessa unidade hoteleira que “superaram as metas inicialmente estabelecidas” e permitiram que “toda a água do hotel seja aquecida através de fontes renováveis, reduzindo em 82 % os custos de operação e 83 % a pegada de carbono”.

Tendo em conta que é a primeira vez que uma empresa portuguesa vence esta distinção, apelidada ‘Mena Green Building Awards’, e que foi instituída desde 2013, Luís Rocha acredita que a Energie tem “mais importante impulso para crescer no mercado do Médio Oriente”.

Além dos Emirados Árabes Unidos, a Energie exporta para mais 50 países e é responsável pela eficiência energética de vários edifícios desde a cadeia Mcdonald’s em Espanha e Itália, passando pelo ministério da indústria espanhola ou as instalações da Guarda Suíça no Vaticano.