Entidades analisam “soluções que protejam pescadores” afetados pela covid-19

0
698

Devido aos casos de covid-19 que surgiram nos últimos dias entre a comunidade piscatória e com o objetivo de “encontrar soluções que simultaneamente protejam a saúde dos pescadores, das suas famílias e da restante comunidade vilacondense, mas que permitam, ao mesmo tempo, a subsistência desta comunidade piscatória”, várias entidades reuniram na tarde de quarta-feira na sede da Propeixe, em Matosinhos. A informação foi partilhada pela Câmara Municipal de Vila do Conde, que se fez representar pela presidente Elisa Ferraz e do vereador Paulo de Carvalho, responsável pela Proteção Civil no concelho.

O encontro reuniu também Eduardo Pinheiro, secretário de Estado da Mobilidade, responsável também no Norte do país pela execução do Estado de Emergência, José Apolinário, secretário de Estado das Pescas, Ana Mendes da ARS Norte, Luís Castro, Delegado de Saúde de Vila do Conde, e Agostinho Mata, presidente da Propeixe, além de vários armadores ligados à faina da Pesca da Sardinha.  

Na reunião, a Câmara de Vila do Conde “disponibilizou meios, alojamento e toda a logística necessária imprescindível ao garante para a concretização das medidas apontadas”.

Quanto às medidas e de acordo com o enquadramento legal imposto pela autoridade de saúde “cabe agora ao Ministério da Saúde, pronunciar-se sobre as propostas apresentadas”, conclui a informação da autarquia vila-condense.