Escola Básica de Aver-o-Mar realiza com os alunos limpeza da horta biológica comunitária

0
1800

No passado dia 29 de novembro, a Escola Básica de Aver-o-Mar promoveu duas atividades abertas à comunidade: lançamento do livro “Contributos para uma Escola Ubuntu – a visão de Diretores/as de Escolas Ubuntu” e a limpeza da horta biológica comunitária da Escola.

O livro apresentado fala sobre a estufa instalada no interior da escola, que depois de ter sido palco para a parte prática dos antigos cursos CEF de Horticultura e Floricultura, tem sido utilizada para projetos diversos, que vão desde trabalhos interdisciplinares em DAC, a ações específicas de aulas de Ciências, Física, Geografia, bem como de Artes. Para além disso, existem talhões que são cultivados por alunos/ turmas, por projetos específicos, por funcionários e por elementos da comunidade, com destaque para a população emigrante.

A limpeza da horta biológica comunitária, que já tem vindo a acontecer noutros anos, junta sempre dezenas de alunos, para além de haver outros a cumprir medidas de integração neste espaço, professores e funcionários, bem como elementos da comunidade. A Direção do Agrupamento também deu o exemplo, tendo ainda estado envolvida nesta atividade Sílvia Costa, Vereadora do Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e antiga aluna da Escola Básica de Aver-o-Mar, que tem acompanhado o percurso do Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar.

Numa tarde diferente, os alunos que participaram nesta última atividade, mostraram desenvoltura para a tarefa e grande vontade de trabalhar em equipa. Esta iniciativa ajuda os jovens a saírem das quatro paredes das salas de aulas e dá-lhes a oportunidade de estar em contacto com a natureza.