O romance ‘Temporada de Furacões’, da escritora mexicana Fernanda Melchor, é o vencedor do Prémio Literário Casino da Póvoa. A escolha do júri, anunciada na sessão de abertura do 25º Correntes d’Escritas, foi unânime.
O romance “destaca o lado mais sombrio da natureza humana, numa comunidade denominada pela violência mais extrema e pela luta entre cartéis de droga”, indica a declaração de voto. “Com uma escrita torrencial marcada pela coloquialidade, a escritora dá corpo a uma narrativa polifónica que exacerba a existência de personagens, elas próprias restos na periferia da periferia. Tudo isto conduz o leitor a uma experiência de vertigem, isenta de qualquer tentação moralista”, segundo o júri, composto por Ana Gabriela Macedo, Carlos Vaz Marques, Isabel Lucas, Isabel Pires de Lima e José Mário Silva.
Nascida em 1982, em Veracruz, no México, Fernanda Melchor é autora de um volume de contos e de três romances.
Escola de Rates distinguida com 2º lugar do Prémio Literário Luís Sepúlveda
Na cerimónia, foi também atribuído o Prémio Fundação Dr. Luís Rainha, ao livro ‘Porque da Neblina não Caem Lágrimas’, de Gisela Cristina Ribeiro da Silva, e o Prémio Literário Correntes d’Escritas Papelaria Locus ao conto ‘O Piano’, de Carlos Cortez Fonseca Matos, da Escola Secundária José Gomes Ferreira.
O Prémio Literário Luís Sepúlveda, destinado contos infantis ilustrados redigidos por crianças do 4º ano, distinguiu com o 1º lugar ‘Vitória, vitória…’, do 4ºA da Escola Básica José Manuel Durão Barroso, de Armamar.
Em 2º lugar, ficou ‘O Segredo do Leão’, do 4º ano da Escola Básica de Rates, Póvoa de Varzim, e em 3º lugar ‘O Vizinho da Horta’, do 4º CVP da Escola Básica do 1º Ciclo, Venda do Pinheiro. O prémio Ilustração foi para ‘Um País chamado Igualândia’, do 4ºB do Colégio Paulo VI, Gondomar, e duas menções honrosas para ‘Uma Amizade Intergaláctica’, do 4ºA do Colégio Paulo VI, Gondomar, e para ‘A Sardinha: uma história de vida’, do 4ºC da EB Padre Manuel de Castro, S. Mamede Infesta.