Escultura com objetos tradicionais exposta no Museu da Vila

0
628

Em agosto, o Museu de Vila do Conde aliou-se à 43ª Feira Nacional de Artesanato para mais uma exposição nos Paços do Conselho. A peça selecionada para este mês é um “grupo escultórico modelado em barro cozido e policromado, pertencente à Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde”.

Na representação, podem ver-se “duas figuras masculinas embriagadas”, conta a Câmara Municipal, para além de “utensílios de olaria tradicional portuguesa (cântaro, jarros, barris, potes, canecas, garrafas e alguidares) e instrumentos musicais tradicionais portugueses (acordeão, reque, pandeiro, flauta transversal, bombo, tambor e ferrinhos)”.

O município esclarece que os ceramistas João Pinto, Fernando Miguel, Delfim Manuel e João Gomes criaram a peça em 2019, na Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde. Naquela que foi a 42ª edição do evento, “a cerâmica ocupou um lugar de destaque e alguns dos principais nomes nacionais da produção ceramista” estiveram na Feira.

Após o certame, os artistas doaram a escultura à Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde. Agora, o mesmo está “em regime de depósito” no Museu do município.

Poderá apreciar a obra nos Paços do Concelho de Vila do Conde, de segunda a sexta-feira entre as 9h e as 20h.