Terça-feira, Dezembro 16, 2025

Esports: como o gaming competitivo se tornou um fenómeno global

Certamente já ouviu falar no conceito de gaming. É algo que começou como um hobby e que alcançou os seus primeiros adeptos na década de 90. Por esta época, surgiram muitas consolas de jogos acessíveis para o mercado doméstico, assim como os jogos online com a internet. Os esports enquadram-se neste contexto, incluindo jogos eletrónicos organizados e jogos de vídeo competitivos.
Com o passar dos anos, estes videojogos tornaram-se um fenómeno e são cada vez mais títulos lançados, como o metaverso espanhol Kluest. Além disso, já existem competições mundiais e jogadores profissionais. Em Portugal, o setor ainda não é tão expressivo, mas está em crescimento, com grande influência internacional.

O crescimento global dos jogos eletrónicos

O que de facto começou por ser um passatempo, neste momento já é a profissão de muitos. A comunidade de fãs é cada vez maior e, além de haver quem queira competir, há também muito público para assistir.
Seja em plataformas como a Twitch ou até mesmo no YouTube, há cada vez mais streaming de jogos online, palco para profissionais, mas também para muitos amadores. No ano de 2022, o streaming aumentou 1,2% desde dezembro. A expectativa é continuar a aumentar. No “The International 2021”, um torneio de jogos, o prémio total foi superior a 40 milhões de dólares. Já em outubro de 2023 houve a edição do torneio Dota 2 eSports, no qual o prémio total foi superior a 3,35 milhões de dólares americanos.
Apesar de desconhecida por muitos, esta indústria já gera milhões em todo o mundo. Em 2022, o mercado foi avaliado entre 1,3 e 1,6 mil milhões de dólares. Em 2023 ia nos 1,7 mil milhões. Quanto ao streaming de jogos, é a grande fatia do bolo desta receita, representando 64%.

Envolvimento e impacto em Portugal

Apesar do crescimento mundial, Portugal está atrás. Segundo testemunhos de 2020, o mercado português dos esports estava cerca de 5 anos atrás de outros, como é o caso dos Estados Unidos. Porém, nos primeiros 6 meses de 2025 houve 15,81 milhões de horas vistas de transmissão por jogadores portugueses.
Durante a pandemia houve mais procura nestes conteúdos. Apesar de o desporto tradicional ter parado, o mercado dos esports não deixou de crescer. Em 2020 continuavam a enviar equipas para provas europeias e a desenvolver jogos.
Já em 2021, a Liga Portuguesa de League of Legends, chegou a pedir ao Governo apoios para o setor crescer. É certo que, face a modalidades tradicionais como futebol, os apoios para jogos eletrónicos são diminutos.
Mesmo em termos de receitas, em Portugal são bem mais modestas. Segundo a Statista, em 2024 o setor dos esports no país deveria gerar cerca de 16,8 milhões de euros em receitas.

Modalidades e os jogos mais populares

A variedade dentro dos jogos eletrónicos é imensa, existindo opções para todos os gostos. Há jogos que requerem algum esforço e habilidade e há jogos mais táticos. É possível encontrar estas opções físicas para consolas, mas no digital o leque já é muito alargado.
As principais modalidades dos esports são o MOBA (Multiplayer Online Battle Arena), isto é, jogos multijogador onde é possível aos jogadores competirem entre si. Títulos populares desta modalidade são League of Legends (LoL) e Dota 2.
Outra modalidade é FPS (First Person Shooter). Nestes jogos existem duas equipas que se atacam entre si e o jogo termina quando uma equipa é eliminada. Há jogadores desta modalidade reconhecidos como lendas mundiais, como Oleksandr Kostyliev (s1mple, nome online) no Counter-Strike e FormaL no Call of Duty.
Outro tipo de jogo popular nos computadores é os jogos de cartas. Magic: The Gathering é uma opção. Noutro contexto, o blackjack online também faz parte dos jogos com popularidade, desta vez nos casinos digitais.
Battle Royale é outra modalidade, jogada tanto em consolas como a PlayStation, como no computador. Este tipo de jogos pode ser jogado individualmente ou em equipa e consiste em colocar os jogadores num mapa que vai ficando cada vez menor. Os jogadores lutam entre si e o último sobrevivente é o vencedor. São exemplos o Fortnite e o Free Fire.
Jogos como o Street Fighter e Dragon Ball, muito jogados na PlayStation, são jogos de luta. Este é um tipo de jogo muito antigo e popular, e os adeptos não param de crescer. São jogos de puro entretimento sem necessitar de tanta estratégia.
Por fim, se acha que quem gosta de jogos eletrónicos não gosta das modalidades tradicionais, engana-se. Alguns dos jogos mais populares que saem todos os anos são jogos de futebol, basquetebol e automobilismo. É possível jogar com desportistas famosos e tentar a sua sorte no campo. Jogos como FIFA, NBA 2K25 e Gran Turismo 7 são opções.

Desafios e futuro dos esports

Neste momento, já há muitos jogadores profissionais no setor, mas não é uma profissão muito valorizada, principalmente em Portugal. Como foi referido, grande parte da receita vem especificamente do streaming.
O mundo é cada vez mais digital e enquanto houver jogos, haverá quem queira competir. Em 2021, a então secretária de Estado da Juventude e do Desporto, em declarações ao jornal Público, comparou os esports e Gaming na parte informática à Fórmula 1 na indústria automóvel.
As plataformas também continuam a inovar e a indústria prossegue a criar empregos. Seja na parte de jogadores profissionais, seja naqueles que transmitem e comentam jogos e até no jornalismo, são criadas áreas específicas para este setor.
Na verdade, existem já sites especializados, como a página da Federação Portuguesa de Futebol de esports. Esta tem como missão melhorar o apoio ao talento português no gaming, além de criar oportunidades e impulsionar o crescimento do mercado no país.

 

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