Farda de almirante Silva Ribeiro doada à Póvoa de Varzim (fotos)

0
3101

O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, almirante Silva Ribeiro, doou a sua farda à cidade da Póvoa de Varzim, numa cerimónia realizada esta quarta-feira no Museu Municipal.

A entrega pretende “prestar uma homenagem perene aos poveiros que, desde tempos imemoriais, simbolizam a característica mais distintiva da nação portuguesa, que é o seu modo de vida ligado ao mar”, disse o almirante.

Sobre este gesto, Aires Pereira, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, sublinhou a ligação marítima do almirante à Póvoa de Varzim, por ser “um homem da Marinha”, mas também dada a “frequência e a intensidade simbólica” com que visitou a cidade – características “reveladoras de uma identificação cultural com a nossa comunidade (e não só a piscatória) que não podemos deixar de registar e agradecer”.

“Se ser português é uma honra, e é de facto uma honra e das grandes, ser poveiro são duas: é que, além da condição de portugueses, os poveiros orgulham-se da forma específica de exercício da sua portugalidade”, disse, frisando que “ser poveiro é uma forma diferente, mais sentida, de ser português”. E “o senhor almirante Silva Ribeiro é, de facto, um português ‘à poveiro’”, reforçou Aires Pereira. Tema em desenvolvimento na edição papel de quinta-feira papel.