Feira grande de volta a Vila do Conde

541

É já na sexta-feira, dia 17 de janeiro, que a “pracinha” de Vila do Conde volta a receber as famosas colheres de pau decoradas por alunos e utentes seniores do concelho.

Apelidada como a feira grande de janeiro ou feira dos vinte, esta é uma tradição centenária que Vila do Conde promove todos os anos. O evento é organizado pela Câmara Municipal vila-condense que lança aos alunos e aos utentes seniores de instituições de solidariedade social do concelho o mote de decoração das famosas colheres de pau que são, posteriormente, vendidas. Atualmente, a tradição remonta à compra e posterior oferta de uma colher de pau, com missivas amorosas, às amadas.

Até dia 16 de janeiro, no Centro de Memória de Vila do Conde, podem ser apreciadas as milhares de colheres de pau decoradas. No dia 17 de janeiro, sexta-feira, a feira estará aberta a todos os que queiram comparecer entre as 10h e as 16h, na praça s. João.

O simbolismo das colheres de pau interliga-se aos tempos passados em que estes pequenos elementos eram portadores de mensagens de amor, que serviam, por vezes, para um pedido de namoro, tornando importante manter viva esta memória de outra época.