Começa esta quarta-feira, 6 de agosto, a festa em honra de Nossa Senhora d’Assunção, promovida pela Real Irmandade da Nossa Senhora da Assunção – Fábrica da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Lapa.
Nesta quarta-feira o programa da festa arranca com um repique de sinos que vai anunciar o início das festividades. Depois, às 17h45 horas, haverá uma novena preparatória, seguida de uma Eucaristia às 18 horas. Nos dias seguintes, 7 e 8, nos mesmos horários volta a repetir-se a novena e missa. Nos dias 9 e 10, às 18h45 e às 19 horas há novena e missa.
No dia 8, a Igreja da Lapa vai acolher, às 21h30, a Conferência “Exaltada acima dos anjos”: a iconografia da Assunção e da Coroação de Maria, a partir dos escultores da Igreja da Lapa, por Marco Daniel Duarte, Historiador do Museu do Santuário de Fátima.
O Tríduo Preparatório e Eucaristia com pregação, por D. Francisco Senra Coelho, Arcebispo Metropolita de Évora, será no dia 12 de agosto, pelas 19 horas. No dia seguinte, a 13, às 19 horas, haverá celebração de uma nova Eucaristia com sermão. Para dia 14 está programada a Eucaristia da Solenidade da Assunção, com pregação, também às 19 horas. Acabada a cerimónia religiosa, será inaugurada a exposição “Aos Céus”, na Rua 31 de Janeiro, da fotógrafa Rafaela Cadilhe.
A festa continua, às 22 horas, com o concerto de Leo & Leandro, que vão atuar no Largo António Nobre, num espetáculo musical que irá anteceder a sessão de fogo de artifício, às 24h00.
Dia 15 de agosto, o dia de Nossa Senhora da Assunção, logo cedo, pelas 8 horas, os sinos e uma salva de 21 tiros vão soar pela cidade. Logo de seguida, às 8h45, a Banda Musical da Póvoa de Varzim vai atuar em frente à Igreja de Nossa Senhora da Lapa. No mesmo dia celebra-se Eucaristia às 9 horas e às 11 horas, esta última será presidida por D. José Cordeiro, Arcebispo Metropolita e Primaz da Braga.
O momento mais esperado do dia, acontece às 16 horas, com uma procissão grandiosa, com 10 andores, centenas de figurantes, escuteiros, GNR a cavalo, autoridades, banda de música e comunidade. O início e fim do cortejo será na Igreja da Lapa. Na marginal, junto ao porto de mar, os andores são virados para o mar e dos barcos são laçados foguetes durante vários minutos, como forma de saudação à padroeira dos pescadores. Depois, nessa noite, às 21h45, o Rancho Poveiro e o Rancho Tricanas da Lapa dançam no Largo António Nobre.
A festa termina uma semana depois, a 22 de agosto, com o tradicional Beija Mão a Nossa Senhora, que decorrerá entre as 9 horas e às 21. De seguida, celebra-se a última Eucaristia, presidida por D. Francisco Senra Coelho.