Festas de São João com noitada, ranchos e concertos musicais

0
1117

Em Vila do Conde já se entrou em contagem decrescente para a noitada de S. João, que acontece de 23 para dia 24 de junho, domingo para segunda-feira. Muita animação promete levar milhares de pessoas para as ruas vilacondenses.

No dia 21 de junho, próxima sexta-feira, o Mercado Municipal de Vila do Conde recebe a habitual tradicional feira de S. João com cravos e manjericos. Ao longo desse dia, às 9h00 vai andar pelas ruas o grupo de Zés Pereiras “Os Vilacondenses”. A seguir, às 10h00 os Ranchos do Monte e da Praça deslocam-se até às instituições da cidade para oferecer cravos. Depois, à noite, por volta das 21h00, há uma visita guiada noturna “As Orvalhadas de S. João”.

No dia seguinte, dia 22 de junho, às 15h00, realiza-se a VI Regata “Praias de Vila do Conde”. Nesse dia, às 21h30, junto à Igreja de Nosso Senhor dos Navegantes, vai subir ao palco a cantora Bárbara Bandeira.

Na véspera do dia de S. João, dia 23 de junho, às 9h00, o grupo de Zés Pereiras “Os Vilacondenses” voltam às ruas.

Entretanto, às 12h00, vai realizar-se uma romagem ao cemitério, em homenagem a todos os que já fizeram parte das Festas de S. João.

À noite, perto das 22h00, arrancam os festejos da grande noite de S. João, com o desfile das marchas luminosas e dos Ranchos do Monte e da Praça. As atuações dos Ranchos têm lugar no Monte do Mosteiro e na Praça de S. João, às 23h30.

A festa continua com o espetáculo de fogo de artifício, cachoeira, aquático e piromusical, no Estuário do Rio Ave.

Depois do fogo de artifício, a animação continua com o concerto de Emanuel, às 2h00, no Cais da Alfândega.

No dia 24 de junho, dia de S, João e feriado Municipal, as festividades vão continuar com a cerimónia de atribuições das medalhas de Mérito Municipal, que decorre, no Teatro Municipal, às 10h00. Em simultâneo a Banda de Música de Belinho e a Banda Musical a Póvoa de Varzim vão entrar pelo Largo dos Artistas, mais às 14h30 as bandas voltam a andar pela Praça Vasco da Gama.

A eucaristia solene em honra de S. João, celebra-se na Igreja Matriz, às 15h30. No final, às 17h00, sai a procissão em honra de S. João, padroeiro de Vila do Conde.

Na Praça vasco da Gama, às 19h00 há o concerto da Banda de Música de Belinho e da Banda Musical da Póvoa de Varzim.

Já a terminar a festa, às 21h30 vai haver a tradicional “Ida à Praia” dos Ranchos do Monte e da Praça.

O culminar do S. João de Vila do Conde, é as 24h00, com a sessão de fogo de preso, na Praça D. João II.