Pelo segundo ano consecutivo, o 8 de dezembro foi assinalado como Dia da Camisola Poveira. Entre os vários atos públicos dedicados à peça de vestuário, durante a tarde desta quinta-feira foram entregues os certificados a dezenas de formandas dos Cursos-Ocupacionais e Tempos Livres, como a afixação da 1ª Camisola Poveira Certificada, eventos que decorreram no Centro Interpretativo e no hall do Centro de Transportes.
Na altura, Aires Pereira, presidente da Câmara, enalteceu que “a certificação, como sabem, certifica o método, certifica aquilo que é a tradição. Esta peça, hoje de artesanato, não passava de uma peça de trabalho dos nossos pescadores e que tem mais de 150 anos de vida e por isso, para nós é tão importante e custa muito perceber aos outros a importância que tem a camisola poveira”.
E explicou que é “uma camisola preservada só por poveiros. É uma camisola preservada por todos aqueles mesmo fora da Póvoa de Varzim”. Referindo-se ao espaço situado numa das lojas no Centro de Transportes, o edil referiu que “estamos aqui a dar coração àquilo que foi uma ideia transformar o dia da nossa padroeira, o dia 8 de dezembro, no dia da Camisola Poveira”.
“E é isso que estamos todos a fazer, com a camisola vestida a demonstrar a Póvoa de Varzim, a importância que isso tem para nós. É uma tradição que eu acho que vai ficar para sempre. O dia 8 de dezembro, como o dia da Camisola Poveira. Fotos José Alberto Nogueira.