Massa de ar polar faz descer as temperaturas. Mínimas vão chegar aos 3ºC na Póvoa e Vila

0
1687

A segunda semana do ano começa com frio e assim se vai manter pelo menos até ao dia 11 de janeiro, segundo o IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera).

Na Póvoa de Varzim e em Vila do Conde as temperaturas mínimas vão chegar a 3°C, nos dias 11 e 12 de janeiro. A subida das temperaturas mínimas está prevista para dia 16 de janeiro e será acompanhada de alguma chuva.

Nesta segunda-feira (8), Portugal Continental vai ser invadido por uma massa de ar, que será temporariamente substituída no Centro e Sul do continente por outra de origem marítima, mais quente, transportada por uma depressão a oeste da Península Ibérica, que irá trazer nebulosidade e precipitação e uma pequena subida da temperatura mínima no dia 9.

A partir da tarde de dia 9, uma bolsa de ar frio em altitude, com origem na região da Escandinávia, irá localizar-se no norte da Península Ibérica, resultando em nova descida da temperatura, em especial da mínima.

Assim, esperam-se temperaturas mínimas até dia 9 entre -5 e 0°C no interior Norte e Centro, sendo entre 1 a 5°C no interior Sul e litoral Norte e Centro e até 8°C no litoral Sul. Nos dias 10 e 11 prevê-se uma descida generalizada de 2 a 5°C relativamente aos valores mencionados, podendo atingir valores até -7°C em alguns locais do nordeste transmontano e Beira Alta, e perto de 0°C em vários locais do litoral, em especial do Norte e Centro. Como tal, está prevista a formação de gelo ou geada, em especial no interior Norte e Centro.

A temperatura máxima irá variar entre 4 e 8°C no interior Norte e Centro e entre 8 e 14°C no interior Sul e litoral, sendo que no dia 8, devido à nebulosidade e precipitação, a temperatura máxima em alguns locais da região Centro, incluindo a Grande Lisboa, não deverão ultrapassar os 10°C. Nas terras altas, as temperaturas deverão ser inferiores a 4°C.

Nos dias 9 e 10 existe a probabilidade de ocorrência de precipitação (embora inferior a 40%), em geral fraca, que a ocorrer será de neve nas serras das regiões Norte e Centro acima dos 800 metros, ou mesmo pontualmente a cotas mais baixas.