O grupo de seis alunos e duas professoras da Escola Secundária de Rocha Peixoto, Póvoa de Varzim, que estava na Turquia ao abrigo do programa Erasmus+, já está a caminho do aeroporto de Ancara e deve chegar a Portugal ao início da tarde de amanhã, quarta-feira.
A informação foi avançada pelo diretor da ESRP, Albertino Cadilhe. Em declarações ao MAIS/Semanário, o diretor explicou que o grupo vai a caminho de Ancara por via terrestre, deslocando-se depois via aérea para Istambul e, por fim, para o aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto.
A organização do transporte terrestre e dos voos partiu da própria escola, “para tentar sossegar os pais e os próprios alunos”, disse. Albertino Cadilhe adianta ainda que o grupo “sempre esteve no hotel, não houve qualquer problema” nem feridos com o sismo e réplicas.
À Antena 1, uma das professoras que acompanha os estudantes, Clementina Ferreira, confessou nesta manhã que estão “assustados”, mas que “sentimo-nos relativamente seguros”.
O grupo da ESRP partiu em direção à Turquia no sábado (4), para o projeto Erasmus+ ‘Talented Entrepreneurs in job market’, cujas atividades foram entretanto canceladas.
O sismo, registado na segunda-feira, tem sido seguido de fortes réplicas. Até agora, há registo de mais de 5 mil mortos na Turquia e na Síria, para além de milhares de feridos e outros milhares sem-abrigo.