Habitação Social de Vila do Conde ganha 42 novas casas

0
791
Foto: CMVC

De uma parceria entre a Câmara Municipal e a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde nasceram, na terça-feira, dia 29 de outubro, os primeiros 42 fogos habitacionais do empreendimento de Freiras de Santa Clara. E uma Unidade Residencial, em Vilar do Pinheiro, com capacidade para receber 23 famílias.

Esta iniciativa foi criada no âmbito da Estratégia Local de Habitação (ELH), ao abrigo do Programa de Apoio à Habitação – 1º Direito, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Estas habitações fazem parte de um conjunto de 122 casas contempladas nesta fase.

Este empreendimento, que fica situado na Rua Freiras de Santa Clara, vai ter um leque de serviços instalados, tais como: cafetaria, lavandaria, supermercado e serviços da Santa Casa da Misericórdia. Para além destes 42 fogos habitacionais, estão em andamento, neste momento, mais 79 habitações, 36 das quais ficarão finalizadas no início do próximo ano, segundo avançou a Câmara Municipal de Vila do Conde.

Presentes na cerimónia de inauguração estiveram, para além de Vítor Costa, presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde e do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde, Rui Maia, o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz, a secretária de Estado da Habitação, Patrícia Gonçalves Costa e o presidente do conselho diretivo do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), Benjamim Pereira.

Vítor Costa sublinhou o facto do executivo municipal ter como uma das suas prioridades a habitação, “realizámos um extenso diagnóstico das carências habitacionais existentes e reformulamos a Estratégia Local de Habitação (ELH), adaptando-a à realidade do concelho e às possibilidades que os fundos comunitários”, afirmou o autarca.