Histórias de gentes do mar apresentadas em livro e exposição na Póvoa de Varzim (fotos)

0
2160
Foto: José Alberto Nogueira

O Centro Coordenador de Transportes da Póvoa de Varzim recebeu, ao final da tarde de quinta-feira, a apresentação do livro e exposição fotográfica ‘Rostos de Maré – Vidas Cruzadas entre Matosinhos, Vila do Conde e Póvoa de Varzim’.

O projeto, concebido pela associação cultural Bind’ó Peixe, conta histórias de vida de homens e mulheres das três cidades que a pesca e o mar uniram.

Segundo Abel Coentrão, presidente da Bind’ó Peixe, as histórias patentes no projeto estão marcadas por uma “circularidade” na relação das pessoas entre os locais – “esta gente já praticava uma sociabilidade circular há muitos anos nestes territórios”. No livro, contam-se estas histórias num “estilo jornalístico leve sobre a vida destas pessoas, com fotografias de arquivo que elas nos cederam e os belíssimos retratos de estúdio”.

Já a exposição conta com “três grandes painéis” com “uma série de retratos feitos todos dentro do mesmo local” acompanhada de “uma memória fotográfica fundamental”, com “imagens antigas de álbuns e que de uma forma nos vai permitir conhecermos um bocadinho mais da história”, explicou Olívia Silva, presidente da ESMAD.

“Foi através do mar que nós unimos três municípios, Póvoa, Vila do Conde e Matosinhos, e deu como resultado este projeto que vai ficar na história”, referiu na apresentação do projeto Lucinda Amorim, vereadora da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. “Lembrar os nossos antepassados, deixar um testemunho escrito para os que hão de vir, e é essa a nossa função, dar valor a tudo aquilo que eles fizeram e perpetuar na história e no tempo”, acrescentou.

‘Rostos da Maré’ é uma iniciativa do Grupo de Ação Local – GAL Costeiro Litoral Norte da Área Metropolitana do Porto, financiada pelo Programa Operacional Regional Norte 2020, o livro Rostos de Maré – Vidas Cruzadas entre Matosinhos, Vila do Conde e Póvoa de Varzim foi concebido pela Bind’ó Peixe – Associação Cultural e coproduzido por esta organização e pela ESMAD – Escola Superior de Media, Artes e Design do Instituto Politécnico do Porto, com o apoio do Município da Póvoa de Varzim.