Um homem foi multado pela PSP por desobedecer ao dever de recolhimento domiciliário, na manhã de quinta feira em Vila do Conde. O indivíduo estava a passear, sem máscara, na marginal, local que está interdito à circulação pedonal e automóvel por decisão da autarquia. A coima deverá rondar os 200 euros.
Na sequência do caso, o Ministério Público deverá analisar o vídeo que o próprio homem fez e publicou nas redes sociais desta interação. O MP poderá pedir investigação por parte da Polícia Judiciária ou mesmo deduzir já uma acusação, se encontrar indícios de crime por parte do cidadão que se recusou a colocar máscara e se disse vítima da atuação policial. Ele foi notificado pelo comportamento que apresentou e pela forma como se estaria a exceder. Essa mesma notificação deverá agora seguir para as instâncias judiciais.
Toda esta interação foi captada em vídeo pelo homem, de 39 anos e residente em Vila do Conde, por volta das 10h15 de quinta-feira, altura em que foi abordado por uma patrulha da PSP. Os agentes informaram-no da proibição de circular naquele espaço e que também deveria utilizar máscara.
O homem não concordou e, enquanto esperava que um familiar fosse buscar os seus documentos de identificação, solicitados pela PSP, começou a filmar com o telemóvel, imagens que depois partilhou no Facebook.
Vídeo Facebook Vítor Bruno