Iluminações de S. João já enfeitam Vila do Conde (fotos)

Já estão em andamento as iniciativas de S. João organizadas pelo município de Vila do Conde. Decorrerão durante o mês de junho sob o lema “Em casa fazemos a festa”.

O programa foi elaborado no sentido de “realçar as tradições, convidando a população a comemorar com alegria e bairrismo as festas ao padroeiro da cidade, mas de forma diferente, visando a não proliferação de aglomerados nas ruas e desafiando para que a festa seja feita em casa”, descreve a autarquia em comunicado.

Para que este objetivo seja conseguido, o município preparou um conjunto de vídeos “inovadores”, que “surpreenderão” e que serão transmitidos nas redes sociais, nomeadamente, via página de Facebook. Assim, poderão ser visionadas algumas das tradições como: “A gastronomia típica do S. João”, “O passado e o presente das festas sanjoaninas” e o “Içar da Bandeirinha”.

O programa “aproxima o mais possível” às festas sanjoaninas passadas e a cidade estará engalanada com as típicas iluminações sanjoaninas, as cascatas instaladas nos Paços do Concelho, Praça da República, Praça do S. João (pelo Rancho da Praça) e Largo Dr. Acácio Barbosa (pelo Rancho do Monte).

Um dos pontos altos da programação será a inauguração da exposição “Clamor da Maré Cheia”, da artista plástica Cristina Rodrigues, no cais das Lavandeiras.

Na noite de S. João existirá um “pequeno apontamento de fogo-de-artifício”, no estuário do rio Ave, para culminar as festividades.

De resto, durante o mês de junho a cidade estará mais alegre e colorida, com as varandas dos edifícios municipais e das casas de Vila do Conde devidamente ornamentadas.

Fotos CMVC