Júnior precisa de um capacete para ajudar crânio a crescer normalmente. Família pede ajuda

0
5438

Uma família das Caxinas, Vila do Conde, apelou nas redes sociais a donativos para ajudar a pagar um capacete destinado ao pequeno Júnior, de sete meses. O bebé tem plagiocefalia esquerda estádio III/V de Louis Argenta, um achatamento ou aplanamento do crânio, e precisa do capacete para ajudar o crânio a crescer de forma normal.

Vicente, o pai de Júnior, explicou ao MAIS/Semanário que esta condição foi descoberta “quase à nascença. Já tínhamos notado na deformidade na cabecinha, mas pensamos que com o crescimento ia ao lugar. Com o passar dos meses, reparamos que íamos ter de fazer alguma coisa, porque o crânio estava a expandir para o lado esquerdo”.

O capacete, feito à medida, irá ajudar o crescimento normal do crânio do bebé. Porém, custa 3.700 euros – e por isso a família está a pedir ajuda. “É complicado. Se o capacete fosse preciso só daqui a meio ano, ainda conseguíamos controlar, mas quanto mais tarde pior. Tem de ser o mais rápido possível”, diz Vicente.

O tempo é escasso, como nos conta a família, porque só é possível corrigir a palgiocefalia até ao ano de idade. Júnior tem sete meses, quase a fazer oito. Irá usar o capacete durante cerca de quatro meses.

Segundo o pai de Júnior, o Estado comparticipa em um terço do valor do capacete, mas só depois da compra. “Um terço não é nada”, contando também com as consultas na clínica em Braga especializada no tratamento. “É chato porque depois não há utilidade, já não serve para outras crianças por ser feito especialmente para o Júnior. Não podemos doar. Custa um bocadinho, o Estado devia ver estas coisas”, considera.

A família está a aceitar ajudas através do IBAN PT50 0036 0134 9910 0025 0789 4 ou do MBWAY, para o número 931 175 825.

Em apenas um dia, já receberam vários donativos. “Nunca pensei que fosse uma coisa tão rápida”, admite Vicente, mostrando-se “surpreendido pela bondade das pessoas”.

Veja em baixo a publicação da família de Júnior nas redes sociais: