Legionela: PS/Vila do Conde diz que Câmara e Delegação de Saúde silenciaram “problema grave”

0
876

Dizer que não se quer alarmar a população não é argumento para se silenciar os problemas. É esta a posição do Partido Socialista de Vila do Conde a propósito do surto de legionela na região.

Em comunicado esta quarta-feira, o partido lembra que o surto em Vila do Conde é conhecido há várias semanas mas que as lideranças da Câmara Municipal e da Delegação de Saúde, de forma “errática”, estiveram “a silenciar um grave problema”. Deviam tê-lo tornado público não só pelo “dever de informar” mas também para que a população “pudesse tomar medidas” preventivas e aumentar os cuidados da sua proteção.

Nesta nota assinada pelo médico-cirurgião Mário Jorge Reis, do Secretariado do PS de Vila do Conde, lê-se: “Tentar tapar o sol com a peneira é por regra uma má política que a todos prejudica, sendo ainda de salientar que este comportamento é semelhante a outros anteriores nomeadamente na gestão da pandemia Covid-19. A desculpa que se esconde o problema para não alarmar é absolutamente incompreensível na sociedade aberta e democrática em que vivemos”.

O PS de Vila do Conde, através do seu presidente, Vítor Costa, contactou a Administração Regional de Saúde do Norte, solicitando informações detalhadas e exigindo que sejam usados todos os meios possíveis para descobrir o local causador do surto. “Sem este conhecimento, não é possível tomar medidas eficazes e a bactéria continuará a desenvolver-se”, avisam.

É por isso “sem alarme mas com responsabilidade” que o PS aguarda que a Autoridade de Saúde “seja capaz de rapidamente detetar o local da origem” do problema, e recomenda toda a população o máximo de cuidado perante esta ameaça à saúde pública.