Mais de 130 pessoas aderem à caminhada de Póvoa a Rates

0
2049

No passado sábado, dia 8 de outubro, pela manhã, foram mais de 130 os participantes que completaram os 12km da Caminhada de Póvoa a Rates pela antiga linha de caminho-de-ferro.

A caminhada começou  na estação do metro da Póvoa de Varzim, tendo terminado em S. Pedro de Rates. Aqui, os participantes tiveram direito a uma visita ao Centro Histórico da vila e, depois, o eirado da Casa do Lavrador / Albergue do Peregrino recebeu-os para almoço. Com o intuito de prestar tributo ao velho caminho, que foi concluído a 12 de junho de 1881, tendo transportado durante mais de 100 anos  milhares de pessoas e carga, os participantes da caminhada deram-lhe uso alternativo, desfrutando da paisagem e do contato com a natureza nos 12km que completaram a pé. Nos dias de hoje, o percurso foi adaptado para ciclovia.

Com projetos como este, o Museu Municipal “tem como finalidade divulgar os novos usos do caminho, bem como chamar a atenção das pessoas para os progressos de engenharia que permitiam o assentamento da linha, a geologia dos vários espaços (do granito litoral aos xistos do interior), a agricultura dos nossos campos e a fauna e a flora dos nossos bosques”.