A última presença pública na Póvoa de Varzim de Mário Soares aconteceu a 15 de junho de 2010, quando na altura abriu o ciclo de conferências que a autarquia e jornal “O Comércio da Póvoa” organizaram no âmbito do Centenário da República. Nessa data, Mário Soares recebeu uma réplica da ‘Fé em Deus’.
Lembrando essa sessão de 2010, presidida por Macedo Vieira, anterior presidente da Câmara Municipal, o ex-autarca referiu que Mário Soares “é uma das pessoas que pensa melhor sobre a Europa”.
Nesse encontro realizado no Salão Nobre dos Paços do Concelho, Mário Soares disse que “a República sem democracia não é República, é ditadura”, e considerou que “a melhor maneira de combater uma ditadura é com uma democracia”.
Perante uma audiência que encheu a sala, Mário Soares confessou que “não está pessimista em relação à crise que a Europa atravessa e mantém a esperança de que esta será resolvida e ultrapassada “com bom senso”.
Ainda, nesse dia de 15 de junho de 2010, horas antes da conferência, Mário Soares tinha visitado a Escola E.B. 2/3 Dr. Flávio Gonçalves, onde esteve patente uma exposição de caricaturas dos presidentes da República ao longo dos 100 anos.