Apesar de o verão já ter começado há duas semanas, o clima mais fresco tem-se mantido. No entanto, as temperaturas altas estarão a chegar. Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que, a partir de quarta-feira, 6 de julho, “uma massa de ar quente e seco” vai ser transportada “sobre o território do continente”, o que levará à subida dos valores da temperatura.
Contudo, até dia 6, “existem condições de instabilidade devido a uma depressão em altitude, pelo que é provável a ocorrência de aguaceiros e trovoada nas regiões Norte e Centro, em especial no interior”.
Na generalidade do território, a temperatura máxima a partir de quarta-feira pode atingir valores acima de 30ºC, e a mínima “também deverá aumentar, sendo previstas noites tropicais (mínimas acima de 20°C) em algumas regiões”.
Segundo as previsões do IPMA para quarta-feira, a máxima para a Póvoa de Varzim sobe até aos 29ºC, com 16ºC de mínima. Na quinta-feira, a previsão é de 29ºC de máxima e 21ºC de mínima, subindo para os 31ºC de máxima e 21ºC de mínima na sexta-feira.
Em Vila do Conde, a situação é semelhante, de acordo com o IPMA: na quarta-feira, 28ºC de máxima e 16ºC de mínima, na quinta-feira, 28ºC de máxima e 21ºC de mínima e na sexta-feira 31ºC de máxima e 20ºC de mínima.