Mercadona doa 1.200 toneladas de bens de primeira necessidade em 2023

0
1970

A Mercadona, cadeia de supermercados que opera em Portugal e Espanha, divulgou que doou 1.200 toneladas de produtos essenciais ao longo do ano de 2023. Essa contribuição beneficiou mais de 70 entidades de cariz social, incluindo cantinas sociais, Bancos Alimentares, IPSS e ONGs em Portugal, segundo a empresa.

As doações foram distribuídas através das 49 lojas do grupo em Portugal, assim como do seu Bloco Logístico na Póvoa de Varzim.

Gabriela Oliveira, diretora de Responsabilidade Social da Mercadona, destacou a importância deste tipo de iniciativas: “é muito importante para nós, enquanto empresa, poder colaborar diariamente com cantinas sociais de proximidade continuando, ano após ano, a estabelecer acordos com instituições de solidariedade social nas localidades onde estamos presentes e doando, desde o primeiro dia, bens essenciais a partir de cada uma delas”.

No distrito do Porto foram entregues 505 toneladas de bens de primeira necessidade a instituições locais, incluindo as cantinas sociais com as quais a empresa colabora diariamente a partir de cada uma das suas 21 lojas no distrito, o Banco Alimentar e a Cruz Vermelha Portuguesa.

Entre Portugal e Espanha, a Mercadona, com mais de 1.670 lojas, destinou um total de 23.100 toneladas de bens essenciais a mais de 762 entidades sociais.

Além das doações de bens, a Mercadona participa também em outras iniciativas de âmbito nacional, como campanhas do Banco Alimentar Contra a Fome, da Cruz Vermelha Portuguesa e do Banco Solidário Animal, oferecendo recursos humanos e logísticos e incentivando doações dos clientes nas caixas de pagamento, destaca o comunicado.

Desde 2011, a empresa faz também parte do Pacto Mundial das Nações Unidas e implementa projetos como o Trencadís, visando a inclusão de pessoas com incapacidade intelectual. Além disso, investe em sustentabilidade ambiental, com um Sistema de Gestão Ambiental próprio, adotando medidas como a otimização logística, a eficiência energética e a instalação de pontos de carregamento para veículos elétricos em várias das suas lojas.