Militar poveiro em troca de tiros junto a igreja em África

887

A Força de Paraquedistas em missão das Nações Unidas na República Centro Africana, onde se inclui o poveiro Elson Alves, foi ontem ativada para responder a uma situação de troca de tiros próximo de uma igreja católica a sul do 3º distrito na capital de Bangui (Notre Dame de Fátima).

A Força portuguesa dirigiu-se para o local com o objetivo de proteger os civis e recolher informação para esclarecer a situação. Ao chegarem às proximidades do local dos confrontos, a Força foi flagelada com vários disparos de armas ligeiras, tendo prosseguido movimento para a referida Igreja.

Depois de reorganizados defensivamente na igreja, juntamente com elementos da polícia local, com o fim de proteger a população, a Força executou fogo e movimento, efetivando a segurança na área.

Posteriormente foram efetuadas patrulhas de segurança na área, mantendo a Força de Reação Rápida portuguesa, neste momento, unidades na área a executar patrulhas e segurança ao local.

O poveiro, natural de Laúndos, falou ao MAIS/Semanário de uma “situação tensa mas estável”. Todos os militares portugueses encontram-se bem.