Missa de S. Pedro foi o único ato oficial das festas deste ano na Póvoa de Varzim (fotos)

1505

A igreja da Lapa foi o local do único ato oficial das festas de S: Pedro com a realização da missa solene concelebrada na manhã do feriado municipal pelo Padre Nuno Rocha e o Frei Luís de Oliveira.

O templo voltou a encher, mas desta feita com menos pessoas que em anos anteriores, dadas as restrições para a realização de missas em tempo de pandemia covid-19, com a pessoas a utilizarem máscaras e distanciamento social.

No início da celebração, o pároco Nuno Rocha Neste lembrou o “dia de festa e em circunstâncias ditas normais estaríamos aqui bem cansados pelo desgaste da grande noitada, mas certamente satisfeitos pela maior noite ‘poveirinho’. Mas a história da vida da gente dá voltas que a vida do tempo não dá, mas na memoria está lá”, numa alusão aos condicionalismos que o vírus impõe.

A missa, a qual teve a participação do Grupo Coral Nossa Senhora da Lapa, contou em termos oficiais com a presença de Aires Pereira, presidente de Câmara, acompanhado da mulher, Ricardo Silva, presidente da Junta da Póvoa, Beiriz e Argivai, e um par de cada um dos seis bairros da Póvoa de Varzim e seus representantes.

A celebração foi transmitida também pela via digital através das página do Facebook das paróquias da Lapa, S. José Ribamar, Matriz, e ainda do jornal MAIS/Semanário e Póvoa do Mar.

Fotos de José Alberto Nogueira