Apesar da proibição Movimento a Favor das Corridas de Touros promete tourada na Póvoa em 2019

0
2255

O Movimento a Favor das Corridas de Touros anunciou em comunicado que “já agendou para julho de 2019, a realização de uma corrida de touros na Póvoa de Varzim”.

Na nota enviada e assinada por Rui Porto Maia, não é adiantando o local, afirmando que “a corrida deste sábado em Homenagem aos Emigrantes não será a última no concelho da Póvoa, como foi indicado pelos órgãos autárquicos poveiros”.

O Movimento sustenta que a Tourada é “uma atividade cultural consagrada na lei, apoiada por milhares de aficionados poveiros”, e que “nenhum município tem poderes legais para proibir expressões culturais, pois o acesso à cultura está garantido pela Constituição Portuguesa”.

Entretanto, este sábado, realiza-se a partir das 22h na Praça de Touros da Póvoa a última corrida deste ano, com permissão da autarquia poveira, que em junho decidiu terminar com estes espetáculos a partir de 1 de janeiro de 2019, no concelho da Póvoa de Varzim.

Para esta noite, em praça vão estar em arena os cavaleiros Luís Rouxinol, Sónia Matias, Filipe Gonçalves, Telles Bastos, Marcos Bastinhas e Luís Rouxinol Jr.. A eles juntam-se dois grupos de forcados amadores de Montijo e Coruche.