Novo concurso para exploração do Forte de S. João aguarda aprovação da Assembleia Municipal

0
1550

A proposta para um novo concurso público de exploração do Forte de S. João Baptista, em Vila do Conde, já foi aprovada por maioria em reunião de Câmara do passado dia 26 de novembro. O documento seguiu para a Assembleia Municipal e aguarda decisão dos deputados. Caso seja aprovado será aberto o respetivo procedimento.

Em reunião de Câmara, da passada quinta-feira, a proposta foi aprovada por Elisa Ferraz, presidente de Câmara eleita pela NAU, vereadores da NAU e do PS, e mereceu a abstenção do vereador eleito pelo PSD.

Anterior decisão foi anulada

Recorde-se que a Câmara tinha decidido, na reunião do executivo de 30 de junho, anular o anterior concurso, numa deliberação aprovada por unanimidade (NAU, PS e PSD).

Nesse concurso, que mereceu fortes críticas da oposição (PS e PSD), o grupo Eskada foi o vencedor, perante outros 4 concorrentes, nomeadamente o Romando, Forte na Vila (último concessionário), Marés do Aterro e Nunca Sonhado.

Na primeira decisão apenas a NAU votou favoravelmente, com os partidos da oposição a contestarem a aprovação do executivo liderado por Elisa Ferraz, presidente de Câmara. A decisão foi revertida após várias reclamações na atribuição da concessão.

Em causa está uma concessão por 15 anos, em que está em análise a qualidade do projeto a apresentar que tem que assentar em três parâmetros: Devolver o espaço à população; valorização do património e redução do impacto das atividades na envolvente.