A DOURADOTOC apresenta-lhe mais uma rúbrica do “O Cantinho do Empresário”. Uma rúbrica mensal, que chega aos leitores na última publicação de cada mês, no jornal MAIS/ Semanário. Obtém aqui informação fiscal, financeira, apoios e incentivos, e contabilística. O conhecimento é o melhor aliado do empresário.
A informação é muito sintetizada, mas o objetivo fica cumprido! O conhecimento vai-lhe permitir questionar o seu contabilista certificado ou procurar o mais indicado para o seu negócio.
DIVIDENDOS…SABIA QUE…
Quando detemos ações e há distribuição de dividendos ou quando temos parte numa sociedade por quotas e recebemos lucros, a tributação em IRS faz-se com uma retenção definitiva à taxa de 28 por cento, ou seja, não temos de declarar nada no nosso IRS.
MAS …
Sabia que pode declarar estes dividendos no IRS (exercer a opção pelo englobamento)?
Já se questionou acerca da vantagem e/ou desvantagem da opção pelo englobamento de dividendos?
A dúvida é legítima e, antes de decidir, é conveniente analisar cada situação com atenção, recorrendo, se possível, a cálculos e simulações.
IMPORTANTE SABER QUE…
Existindo lucros distribuíveis, os sócios podem em qualquer momento, incluindo para além do momento da aprovação de contas de um determinado exercício, deliberar a distribuição desses montantes retidos na sociedade (incluindo reservas disponíveis e resultados transitados).
ACONSELHAMOS MESMO QUE FAÇA CÁLCULOS…pois maior parte dos casos ainda consegue recuperar no seu IRS a retenção feita na sociedade.
Diz-nos a prática, com muitas simulações já feitas no nosso escritório, que na maioria dos casos conseguimos recuperar parte do imposto retido, mesmo em escalões mais altos de IRS.
A importância dos cálculos e simulações está no facto de, ao optarmos pelo englobamento no IRS, só 50 por cento dos dividendos serão tributados, deduzidos da retenção na fonte efetuada.
É FULCRAL PENSAREM E TRABALHAREM ESTES TEMAS COM O VOSSO CONTABILISTA/CONSULTOR.
Pense nisso. “Gestão é simultaneamente arte e ciência”.
“Patrícia Dourado – O Cantinho do Empresário”