O cantinho do empresário

0
1322

A DOURADOTOC apresenta-lhe mais uma rúbrica do “O Cantinho do Empresário”. Uma rúbrica mensal, que chega aos leitores na última publicação de cada mês, no jornal MAIS/ Semanário. Obtém aqui informação fiscal, financeira, apoios e incentivos, e contabilística. O conhecimento é o melhor aliado do empresário.

A informação é muito sintetizada, mas o objetivo fica cumprido! O conhecimento vai-lhe permitir questionar o seu contabilista certificado ou procurar o mais indicado para o seu negócio.

DIVIDENDOS…SABIA QUE…

Quando detemos ações e há distribuição de dividendos ou quando temos parte numa sociedade por quotas e recebemos lucros, a tributação em IRS faz-se com uma retenção definitiva à taxa de 28 por cento, ou seja, não temos de declarar nada no nosso IRS.

 MAS …

Sabia que pode declarar estes dividendos no IRS (exercer a opção pelo englobamento)?

Já se questionou acerca da vantagem e/ou desvantagem da opção pelo englobamento de dividendos?

A dúvida é legítima e, antes de decidir, é conveniente analisar cada situação com atenção, recorrendo, se possível, a cálculos e simulações.

 

IMPORTANTE SABER QUE…

Existindo lucros distribuíveis, os sócios podem em qualquer momento, incluindo para além do momento da aprovação de contas de um determinado exercício, deliberar a distribuição desses montantes retidos na sociedade (incluindo reservas disponíveis e resultados transitados).

 

ACONSELHAMOS MESMO QUE FAÇA CÁLCULOS…pois maior parte dos casos ainda consegue recuperar no seu IRS a retenção feita na sociedade.

Diz-nos a prática, com muitas simulações já feitas no nosso escritório, que na maioria dos casos conseguimos recuperar parte do imposto retido, mesmo em escalões mais altos de IRS.

A importância dos cálculos e simulações está no facto de, ao optarmos pelo englobamento no IRS, só 50 por cento dos dividendos serão tributados, deduzidos da retenção na fonte efetuada.

 

É FULCRAL PENSAREM E TRABALHAREM ESTES TEMAS COM O VOSSO CONTABILISTA/CONSULTOR.

Pense nisso. “Gestão é simultaneamente arte e ciência”.

“Patrícia Dourado – O Cantinho do Empresário”