Nesta quarta-feira, 19 de agosto, é assinalado o Dia Mundial da Fotografia. É habitual afirmar-se que uma boa imagem vale muito mais de mil palavras.
Uma fotografia retrata um momento único e pode torna-lo eterno, sendo a foto um dos mecanismos mais extraordinários inventados pelo homem.
A cultura, a economia, as artes e a história, entre outros aspetos da sociedade podem ficar no registo em forma de imagens, revelando detalhes que nunca mais podem vir a acontecer.
Num artigo publicado esta quarta-feira por Sabrina Borges sobre o Dia Mundial da Fotografia, publicamos aqui alguns excertos:
“Atualmente a fotografia desempenha um papel fundamental na comunicação, afinal quem nunca ouviu a frase do filósofo chinês Confúcio, que “uma imagem vale mais que mil palavras”? A imagem pode transmitir toda a informação que um média quer passar ao seu leitor, sem ter nada escrito.
Além disso, qualquer pessoa pode entender a informação contida na imagem, independente do seu grau de instrução, cultura ou idioma. A fotografia se tornou um elemento essencial na comunicação humana devido sua capacidade de transmissão de conceitos e ideias, que são absorvidas de maneira rápida.
Fotografia X Covid-19
Com a chegada do novo coronavírus, os trabalhos profissionais de fotografia foram gravemente afetados. Assim como outros setores, a fotografia sentiu o impacto do distanciamento social, medidas de proteção, pausa no fluxo de trabalho, entre outros.
Os profissionais precisaram se adaptar e reinventar maneiras para dar sequência ao trabalho. Na internet, estão disponíveis várias matérias contando essa mudança. Alguns fotógrafos concentraram seus trabalhos na rua, saíram dos estúdios, enquanto outros usaram suas casas para retratar a vida na pandemia.
Vivemos um momento que anseia por mudanças de foco. A pandemia de Covid-19 trouxe ao mundo a oportunidade de ver as nuances escondidas por trás de cada situação. Mesmo os momentos mais desafiadores de dolorosos, trazem ensinamentos.
Fotografias de José Novais