Segunda-feira, Março 4, 2024

O impacto ambiental dos serviços logísticos em Portugal

O sector da logística no país ibérico tem vindo a crescer à semelhança do que acontece em toda a região europeia e nas principais partes do mundo. Já era um serviço que vinha crescendo com o desenvolvimento da tecnologia e do comércio eletrónico nos últimos anos, mas a pandemia de Covid fez com que aumentasse consideravelmente com o boom das compras online.

Isto significa que um fabricante, distribuidor ou vendedor tem de enviar o seu produto por algum meio de transporte, principalmente por terra, quando as distâncias não são muito grandes.

A logística tem um grande impacto ambiental, sendo uma das principais fontes de poluição de vários componentes do ambiente.

Que tipos de poluição provoca esta atividade?

A distribuição e expedição de produtos são as actividades que geram maior impacto ambiental, incluindo a emissão de gases e o consumo de combustíveis fósseis, entre outros. Vejamos mais detalhadamente como afecta o ambiente:

Emissões de gases com efeito de estufa: os meios de transporte geram partículas finas que poluem o ar à sua passagem, prejudicando o ambiente e os seres vivos, causando dificuldades respiratórias e cardiovasculares. Para além da emissão de gases que influenciam a poluição atmosférica e a camada de ozono.

Poluição da água: o ponto principal da poluição da água é o transporte marítimo de petróleo, que sempre tem o risco de afundar com a poluição dos mares. Além disso, são afectados os rios e as águas subterrâneas.

Poluição sonora: O transporte gera muito ruído, pois são utilizados muitos camiões médios e grandes para a logística. Não só o ruído dos motores, mas também o dos pneus e o da fricção. Estes ruídos fortes afectam todos os seres vivos do ambiente.

Consumo de energia: os meios de transporte são movidos a combustível e, com a elevada procura devido ao aumento das vendas em linha, a oferta também está a aumentar. Esta combinação gera a expansão de infra-estruturas que também ocupam espaços vitais para a natureza.

Geração de resíduos: o transporte de mercadorias gera muitos resíduos com suas embalagens, que acabam se transformando em uma grande quantidade de lixo que raramente é reciclado.

Uma das principais alternativas na logística

Portugal está constantemente a procurar reduzir a pegada de carbono de todas as actividades, e nos transporte, ainda mais. Por esta razão, uma opção viável é uma modalidade que aplicam, como um serviço de correio que utiliza uma opção mais sustentável: a entrega em pontos de recolha.

Em vez de um serviço porta-a-porta, fazem entregas num local em comum, para que os compradores se possam deslocar a um local próximo da sua residência, com o incentivo de ser um serviço mais barato do que o tradicional.

Desta forma, consegue-se uma redução significativa do tráfego nas cidades e também se reduz o impacto ambiental, diminuindo a pegada de carbono.

É possível tomar medidas para ajudar o ambiente, muitas opções requerem mais investimento, investigação, criatividade e sensibilização. Mas tudo vale a pena para ajudar a saúde do nosso planeta.

Artigos Relacionados

MAIS/Semanário