Ortopedista do Hospital da Póvoa publica artigo sobre tratamento das lesões nos meniscos em jornal de renome internacional

0
7337

Hélder Pereira, ortopedista no Centro Hospitalar Póvoa de Varzim – Vila do Conde e na Clínica Médica da Marginal Vila do Conde, e também investigador na sua área, publicou um artigo num dos jornais mais importantes a nível mundial na área da traumatologia desportiva, KSSTA, sobre as opções mais avançadas do tratamento das lesões dos meniscos

Em conjunto com um grupo de especialistas, apresentaram as boas práticas internacionais de tratamento destas lesões, que são muito associadas a atletas, e que garantem uma maior longevidade da articulação e da carreira desportiva do atleta.

O artigo, intitulado como “Management of traumatic meniscus tears: the 2019 ESSKA meniscus Consensus”, reuniu os maiores especialistas europeus, o que reforça a posição de Portugal entre os países mais representados na Europa e no mundo nesta área.

Natural de Azurém, Hélder Pereira destaca-se fruto do seu trabalho de desenvolvimento cirúrgico no Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/ Vila do Conde, em parceria com o Centro Internacional de Traumatologia Desportiva do Ave e Centro Médico de Excelência FIFA de Espanha, onde é diretor, o Instituto 3 B’s da Universidade do Minho e a Universidade de Denver, nos Estados Unidos. Doutorando da Universidade do Minho, membro da Direção da Sociedade Europeia de Cirurgia do Joelho e Traumatologia Desportiva, tem sido reconhecido internacionalmente por trabalhos relacionados com investigação clínica sobre as lesões dos meniscos.

Já foi detentor de várias nomeações, entre as quais os maiores prémios da área de ortopedia e traumatologia desportiva nacional. No último congresso da Federação Europeia de Ortopedia, EFORT, o seu trabalho foi destacado e selecionado para um número especial do jornal da EFORT, que incluiu os trabalhos considerados de maior valor educativo a nível internacional.